Fundos de Investimentos
Os fundos de investimentos são como um “condomínio” de investidores. Cada pessoa que investe em um fundo é chamada de “cotista”.
Assim, o recurso de diversos cotistas é investido de forma conjunta e os ganhos e perdas obtidos pelo fundo são divididos entre os investidores de forma proporcional a quantidade de cotas de cada um.
Fundos de Investimentos
A cota é uma fração de um fundo. O patrimônio total de um fundo de investimentos, é a soma das cotas que foram compradas por diferentes investidores. O valor das cotas é atualizado diariamente de acordo com as variações do fundo. Assim, o valor da cota e, por consequência, o valor investido, são atualizados diariamente.
Fundos de Investimentos
Para escolher um fundo de investimento, antes é necessário descobrir o seu perfil de investidor. Cada fundo de investimento possui características específicas e a exigência do perfil do investidor varia de acordo com cada fundo. Assim, é importante prestar atenção se o fundo escolhido se enquadra no seu perfil.
Fundos de Investimentos
A assembleia de cotistas é uma reunião de investidores que possuem cotas de um Fundo de Investimentos. Seu objetivo é apresentar e discutir as demonstrações financeiras do fundo e sobre assuntos importantes para o fundo.
Fundos de Investimentos
Assim como outros investimentos, os fundos também sofrem tributação. Os tributos incidentes são, basicamente, o Imposto de Renda (IR) e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
O IOF incide sobre o rendimento apenas nos resgates feitos num período inferior a 30 dias, sendo uma alíquota regressiva, de 96% a 0% que varia de acordo com o prazo. Para mais informações acesse nosso site.
Fundos de Investimentos
As taxas para aplicações em fundos estão relacionadas a taxa de administração e, quando aplicável, taxa de performance.
Cada fundo de investimento possui um regulamento próprio, no qual é possível consultar informações quanto aos serviços contratados pelos fundos, dentre outras informações.
A taxa de administração pode variar de acordo com o fundo escolhido para aplicação, e a taxa de performance pode, ou não, ser cobrada.
Fundos de Investimentos
Riscos incluem variações de mercado e cada tipo de fundo tem sua própria exposição a esses riscos. Saiba mais sobre os principais riscos abaixo:
Afetam fundos com o compromisso de concentração (por exemplo, em um setor ou mercado específico).
Relevante para fundos que permitem, em suas políticas, a alavancagem, ou seja, riscos maiores do que o próprio patrimônio do fundo. Estratégias de alavancagem malsucedidas poderão resultar em perdas superiores ao capital aplicado e, apesar de incomum, na obrigação de o cotista aportar recursos adicionais para cobrir eventuais prejuízos.
Para mais informações acesse nosso site.
Fundos de Investimentos
O horário limite para aplicações e resgates dos fundos de investimento varia de acordo com o fundo e essa informação consta em sua lâmina. Para ver o detalhamento de cada fundo, acesse:
• Dentro do aplicativo, acesse em “Investir”;
• Clique em “Saiba mais” no fundo desejado e consulte a aplicação mínima.
Fundos de Investimentos
O “Come-cotas” é o imposto de renda semestral calculado sobre os rendimentos produzidos pelos fundos de renda fixa e recolhido no último dia útil dos meses de maio e novembro. O valor do IR é calculado em termos de quantidade de cotas do fundo e abatido da quantidade de cotas do investidor.
Alíquota de IR:
Fundo de Curto Prazo, até 180 dias: 20%
Fundo Longo Prazo, acima de 180 dias: 15%
Fundos de Investimentos
Cada tipo de fundo tem seu valor mínimo para aplicação, para ver a listagem de fundos, acesse:
Fundos de Investimentos
Para os fundos que possuem liquidez diária, ou seja, acesso aos recursos do resgate no dia da solicitação do resgate, os recursos estarão disponíveis para os investidores no período da tarde. Para os fundos que não possuem liquidez diária, ou seja, acesso aos recursos do resgate em dia posterior ao dia da solicitação, os recursos estarão disponíveis para os investidores no período da manhã da data de liquidação do resgate.
Para ver o detalhamento acesse:
Fundos de Investimentos
Existem diversos tipos de fundos e cada um possui características e riscos específicos. Saiba mais abaixo:
São fundos que devem aplicar pelo menos 80% do patrimônio em renda fixa e, por isso, os ganhos ou perdas se originarão, por exemplo, da variação da taxa de juros e/ou índice de preços. Dentre os fundos de renda fixa, existem alguns que possuem risco menor, como os fundos que devem destinar a maioria dos recursos a títulos públicos do governo federal pós fixados e os de maior risco, como os com crédito privado, que aplicam grande parte dos recursos em títulos emitidos por empresas privadas.
São fundos que devem aplicar no mínimo 67% do patrimônio em ações e outros ativos de renda variável, por isso, os ganhos ou perdas se originam, majoritariamente, da variação do preço das ações que os compõem. Podem possuir gestão ativa, ou seja, quando o gestor tem como objetivo superar um índice de ações; ou uma gestão passiva, quando busca seguir algum referencial, como um índice de ações.
Como o nome mesmo sugere, são fundos que podem atuar nos mais diversos mercados sem compromisso de concentração em um mercado específico.
São fundos que devem aplicar pelo menos 80% do patrimônio em ativos relacionados a outras moedas e, por isso, os ganhos ou perdas se originam, majoritariamente, da sua variação. Os mais populares são os fundos de dólar, que buscam acompanhar as flutuações da moeda americana e são uma boa opção para quem tem, por exemplo, uma viagem programada para o exterior e quer, desde já, se proteger da valorização da moeda estrangeira e consequente desvalorização do Real.
Para mais informações acesse nosso site.
Fundos de Investimentos
Os fundos são uma boa opção para quem quer deixar as decisões de investimentos de seus recursos para um profissional, visto que, a administração e a gestão do fundo são realizadas por profissionais capacitados (gestores), sendo o Fundo de Investimento regido por um regulamento.
Além de ser uma ótima opção de diversificação mesmo para quem não irá investir altas quantias, pois existem diversos fundos e que se encaixam a cada perfil de investidor, dos mais conservadores aos mais arriscados.
Por isso, antes de investir, avalie seu perfil de investidor e leia atentamente os documentos fornecidos. E lembre-se que rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura.