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Perguntas e respostas sobre a Ideal

Cadastro no Aplicativo

Como realiza abertura de conta?

Para abrir uma conta de investimento é necessário baixar o aplicativo e clicar na opção “Abrir conta” na tela inicial e seguir o passo a passo.

Cadastro no Aplicativo

Quais documentos podem ser solicitados?

Após análise cadastral, se necessário, será solicitado apenas o comprovante de residência para análise que deve ser enviado dentro dos requisitos descritos no aqui.

Cadastro no Aplicativo

Qual prazo para aprovação da minha conta?

A ativação da conta geralmente é realizada no mesmo dia quando solicitada em dias úteis, contudo, durante feriados e finais de semana, você pode realizar todos os processos anteriores normalmente, mas a conta só poderá ser ativada no próximo dia útil. Caso a ativação da sua conta demore mais de 1 dia útil, entre em contato com o nosso time Atendimento através do e-mail atendimento@idealctvm.com.br.

Esse processo se aplica a todos os produtos, independentemente se são listados B3 ou não.

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O que é pessoa politicamente exposta?

Pessoa Politicamente Exposta, indivíduo que desempenha ou que tenha desempenhado, nos últimos 5 (cinco) anos, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, no Brasil ou em outros países, territórios e dependências estrangeiros, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo.

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Como altero meus dados cadastrais?

Para solicitar alteração de dados cadastrais, entre em contato com o nosso time Atendimento através do e-mail atendimento@idealctvm.com.br.

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Como solicito encerramento de conta?

Para solicitar encerramento de sua conta, entre em contato com o nosso time Atendimento através do e-mail atendimento@idealctvm.com.br.

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Posso solicitar exclusão dos meus dados cadastrais após a inativação da conta?

Não, conforme disposto no art.26, Res. CVM 50, a instituição financeira (Ideal CTVM) deve manter os dados pelo período mínimo de 5 (cinco) anos para fins regulatórios.

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Como funciona o processo cadastral?

Após o preenchimento de todas as informações solicitadas, verificamos a veracidade das informações e se existe algum impeditivo para que a conta seja aberta. Após a análise, o cadastro pode ser aprovado automaticamente, gerar pendência cadastral para confirmar alguns dados, por exemplo os dados de endereço, ou ainda a conta pode não ser aprovada.

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Quantas vezes posso enviar o comprovante de residência para análise?

Aceitamos no máximo 3 tentativas. Depois de 3 tentativas, se o comprovante ainda não for aprovado, o cadastro será rejeitado e o cliente deverá entrar em contato com o nosso time Atendimento através do e-mail atendimento@idealctvm.com.br.

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O que é a renovação cadastral?

Instituições financeiras estão sujeitas a regulamentações rigorosas exigidas por órgãos reguladores, como o Banco Central do Brasil. Entre essas obrigações, está a atualização cadastral onde as instituições financeiras precisam atualizar os cadastros dos clientes para garantir a segurança das operações e prevenir fraudes. Isso facilita a comunicação, promove segurança nas transações e evita inconvenientes.


Manter os dados atualizados contribui para uma base confiável, reduzindo erros e proporcionando uma melhor experiência para os usuários.

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O que é bloqueio de conta e quais são os principais motivos?

Os principais motivos para o bloqueio da conta do cliente incluem:


• Falta de renovação cadastral


• Inadimplência no ambiente da B3


• Ação Judicial


Se a conta for bloqueada, operações não poderão ser realizadas até que as pendências sejam resolvidas. Esse bloqueio será automático, por isso em caso de dúvidas sobre o bloqueio entre em contato com o nosso time Atendimento através do e-mail atendimento@idealctvm.com.br.


Cadastro no Aplicativo

O que é considerado como um comprovante de residência válido?

Estar em nome do cliente, dos pais ou do cônjuge, conforme declarados em sua ficha cadastral;

Emissão ou vencimento do comprovante realizada dentro do período de 06 (seis) meses anteriores à data do cadastro.

Se o cliente morar com outras pessoas e não possuir comprovante de endereço nas condições de titularidade descritas acima, então precisará comprovar sua moradia apresentando uma declaração de residência assinada em conjunto com o proprietário responsável e cópia dos documentos de identificação de ambos;


Tipos aceitos

  • Contas de consumo mensal (água, luz, gás, condomínio, telefone fixo ou celular);

  • Faturas de cartão de crédito, faturas de TV a cabo e/ou internet banda larga;

  • Contrato de aluguel registrado ou boleto de pagamento do aluguel, contrato ou boleto de financiamento imobiliário;

  • Carnê de cobrança do IPVA ou IPTU;

  • Declaração do Imposto de Renda com recibo de entrega e comprovantes similares expedidos por órgão oficiais das esferas Municipal, Estadual ou Federal ou ainda certidões expedidas pela Junta Comercial ou Cartório de Registro de Títulos e Documentos;

Também poderão ser aceitos:

  • Boletos desde que emitidos por instituições financeiras (públicas ou privadas) ou instituições educacionais cujo titular possua vínculo de longa duração (isto é, faculdade, escola etc.) ou entidades imobiliárias.

    Não serão aceitos comunicados ou cartas gerais, emitidos por lojas ou assemelhados, tão pouco boletos do tipo “DARF” em que o emissor é o próprio titular ou de pagamento de compras online e venda de bens de consumo.

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Quais documentos preciso assinar?

• Contrato de Intermediação
Trata-se da contratação da Ideal Corretora de Títulos e Valores Mobiliários como intermediadora de operações.

• Condições Gerais da Ficha Cadastral
Termo faz referência aos dados informados durante o processo cadastral, visa confirmar que as informações prestadas são verdadeiras.

• Termo de Adesão a Plataforma
Termo descreve as condições de uso e termos técnicos da plataforma para utilização em negociações com valores mobiliários.

Termo de Ciência sobre Atuação do Assessor de Investimento (se aplicável)
Termo descreve o regime de atuação do assessor e do intermediário, seus limites, vedações e possíveis conflitos de interesse


Banco Central do BrasilBSM SupervisãoB3 Brasil Bolsa BalcãoB3 Qualificação OperacionalANBIMA Distribuição de Produtos de Investimento